Logo, saímos pelo parque a procura deles, os pássaros...e não demorou muito para avistarmos as primeiras aves que por coincidência ou não eram duas araras Canindé que passaram vocalizando e rapidamente tomou a atenção de todos.
Muitas aves foram avistadas, algumas, vimos somente a silhueta pois passaram voando como uma flecha, outras se mostravam bem a vontade no ambiente e não se incomodavam com a nossa presença como um casal de Birro (Leuconerpes candidus), uma espécie de pica-pau branquinho pousado numa palmeira de bocaiuva (Acrocomia totai)seca e quebrada, que chamou nossa atenção e ficamos por alguns minutos olhando atentamente seu comportamento. Entre as diversas aves presentes no Parque avistamos uma espécie da gavião que sobrevoava próximo a borda da lagoa e logo pousou num galho seco. Era o gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis)com o seu canto um tanto esquisito. Explicamos para as crianças que esta espécie se alimenta de caramujos por isso possui o bico com uma ponta bem fininha e sempre é visto próximo a locais alagados. Uau, ver uma ave dessas tão de pertinho foi o máximo!!!
A atividade de observação de aves é extremamente prazerosa e ensinar as crianças foi mais que bom! Foi fantástico perceber que no final da tarde tínhamos conseguido avistar e identificar 10 espécies diferentes de aves, claro, as mais comuns e mais fáceis de se avistar, mas já foi um grande começo! Todos se deliciaram com essa atividade!